O teste de contato permite investigar a causa das dermatites de contato alérgicas. Essa forma de dermatite de contato aparece, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico, entre outros.
As lesões da pele acometem o local de contato com a pele, podendo se estender à distância. As substâncias mais comuns que pode causar alergia envolvem: plantas; metais, medicamentos tópicos, cosméticos, adesivose cimento.
O teste alérgico de contato (patch-test) que consiste na aplicação de 30-40 substâncias na pele das costas. Esses adesivos ficam na pele por 48 horas; depois se observa se causaram alergia no local. De acordo com a substância testada, pode ser sugerida a causa da dermatite de contato. Em geral 2 leitura são realizadas e é preciso que o paciente compareça por 3 evezes na mesma semana à Cepelle. Na primeira para aplicação do teste (em geral, segunda-feira), na segunda para realizar a 1ª. Leitura (em geral, na quarta feira) e na terceirapara última leitura (em geral, quinta ou sexta feira). Um laudo é emitido e encaminhado ao dermatologista solicitante para investigação e orientação.
Quem deve fazer o teste de contato?
Pessoas com dermatites em investigação ou que vão se expor a uma das substancias alergênicas por motivos laborais ou de lazer.