Diagnóstico

MAPEAMENTO CAPILAR

O mapeamento capilar com Fotofinder® ou Tricoscopia Digital com Fotofinder® é o exame que deve ser realizado para ajudar o médico dermatologista a realizar um diagnóstico preciso da forma e extensão de queda de cabelo do paciente. Através desse exame de imagem também podemos fazer o acompanhamento padronizado dos tratamentos, comparando as fotos e observando a resposta individual ao longo do tempo. Além disso, com o mapeamento, o especialista pode evitar biópsias desnecessárias ou escolher o melhor local do couro cabeludo para realizá-las.

Quem deve fazer o exame de Mapeamento capilar?

Todo paciente com queixa de queda de cabelo e alterações no couro cabeludo deve consultar seu dermatologista. Ele irá avaliar cada caso e indicará, se necessário, a realização do exame. É muito importante procurar por atendimento especializado antes da queda de cabelos progredir, pois o tratamento costuma ser mais simples em estágios iniciais.

Como é feito o exame de Mapeamento Capilar com Fotofinder?

O Fotofinder é um moderno aparelho que possui lentes de aumento de até 120 vezes em alta resolução. São feitas fotografias padronizadas e microscópicas com o auxílio da câmera acoplada ao aparelho, sendo um teste não invasivo e indolor. O paciente deve comparecer ao exame com os cabelos sendo lavados e tinturados de forma habitual. Todos que usam maquiagens ou camuflagens capilares devem vir com cabelos limpos.

Quais doenças são diagnosticadas durante o Mapeamento?

O método permite a avaliação dos sinais clínicos e sintomas das diversas doenças que afetam os fios e o couro cabeludo, como as descamações e as inflamações. As indicações mais frequentemente avaliadas pelo método são: rarefação e perda capilar, calvícies (alopecias) de padrão feminino e masculino, alopecias cicatriciais e não cicatriciais como a alopecia areata e a alopecia frontal fibrosante, eflúvio telógeno, lúpus cutâneo, líquen plano pilar e psoríase do couro cabeludo. O exame leva cerca de 40 minutos e um laudo atual ou comparativo com exames anteriores pode ser emitido.


FILOSOFIA CEPELLE

Quando estamos com os sentimentos à flor da pele, eles ficam expostos e evidentes à percepção de todos. Não há maquiagem, tratamento ou cirurgia que disfarcem esses momentos em que as emoções superam a razão e brotam da pele.
Isso porque a pele é a grande tela do nosso corpo, pois revela exteriormente a nossa saúde interna, a nossa paz de espírito, o nosso equilíbrio emocional e o nosso bem estar psicológico.
A puberdade se revela na pele. O cansaço se revela na pele. O tempo se revela na pele. As substâncias tóxicas se revelam na pele. As doenças se revelam na pele.
Mas a pele também revela o que temos de melhor em nós. Saúde, alegria, equilíbrio, paz, disposição, autoestima, plenitude, serenidade, satisfação, contentamento e segurança são expressos por uma pele saudável, iluminada, hidratada e limpa. Tudo isso nos faz estar bem!

© Copyright 2020 Cepelle Dermatologia. Feito com ♥ por Fever Marketing Médico