O Mapeamento Corporal Total, ou Mapeamento de Nevos, é um exame que tem como objetivo o diagnóstico precoce do melanoma, um câncer de pele muito agressivo, mas que pode ser curado se for descoberto nas fases iniciais.
Nele são realizadas fotografias de todas as partes do corpo do paciente, em posições padronizadas, e essas imagens ficam armazenadas em um sistema desenvolvido especialmente para isso chamado Fotofinder®.
O exame leva cerca de 1 hora para realizar e é avaliado por um médico dermatologista. O laudo pode demorar alguns dias para sua emissão. Nos casos de risco para melanoma ele deve ser repetido cada 12 meses para monitorar o aparecimento de pintas novas e alterações nas pintas já existentes. Como é um exame comparativo, o ideal é que seja realizado sempre na mesma máquina e pelo mesmo profissional.
O Mapeamento Corporal Total é um exame complementar ao exame dermatológico, ele permite a avaliação cuidadosa das lesões pigmentadas. O médico dermatologista que o realiza aponta as lesões consideradas suspeitas e reencaminha o paciente ao médico assistente para que seja decidida a conduta.
Quem deve fazer o mapemaneto corporal total?
Pacientes com risco aumentado para melanoma, que são pessoas que:
– Já tiveram um melanoma
– São parentes de 1◦ grau de pessoas que já tiveram melanoma
– Têm mais de 50 nevos
– Têm mais de 5 nevos displásicos, ou atípicos
– Tomaram muito sol, especialmente com queimaduras, na infância e adolescência
– São imunossuprimidas
– Possuem mutações genéticas que predispõem ao melanoma