Para remoção definitiva de pêlos o LASER atinge o pigmento dos pêlos. Assim, quanto mais clara for a pele e mais escuro e grosso for o pêlo, melhor é o resultado. O aparelho utilizado no Cepelle é o Lightsheer®, que apresenta uma excelente resposta e satisfação dos pacientes. A energia do LASER é disparada sobre a superfície da pele e é transmitida através do pêlo às células que originam os pêlos. O objetivo do tratamento é usar o pêlo como guia para chegarmos ás células que os originam. Os pacientes não devem arrancá-los pela raiz com cera, pinça ou aparelhos depilatórios por pelo menos 4 semanas antes do tratamento, e nem no intervalo entre as sessões. Lâmina de barbear ou cremes depilatórios podem ser usados. Qualquer área pilosa pode ser tratada, como face, tronco, virilhas, axilas e pernas. A energia é aplicada sobre a pele em frações de segundo, com uma forte intensidade, o que causa desconforto, que pode ser minimizado com creme anestésico aplicado previamente ou resfriando-se a pele durante a sessão. O Cepelle dispõe de um aparelho de resfriamento (Siberian®) para redução da dor na depilação a LASER e melhorar a tolerância ao tratamento. Converse com o seu dermatologista se ele pode ser usado no seu caso.
Para os homens muitas vezes é removida uma faixa de barba do pescoço para evitar as inflamações dos pêlos encravados. Antes do tratamento a pele não deve estar bronzeada para não manchar.
Após a sessão de LASER ficam pontos avermelhados semelhantes a picadas de insetos e ardência variável; as raízes dos pêlos que foram “queimados” serão eliminadas nas semanas seguintes. Como a pele fica avermelhada e sensível após o LASER, podem ser usados cremes e compressas frias e deve-se proteger a pele do sol.
Quatro a 6 sessões com intervalo de 2 meses em média são necessárias em cada área de tratamento. Isto varia conforme o tempo que os pêlos levarem para nascerem novamente.
Procure um dermatologista do Cepelle para maiores informações.
*A realização deste procedimento somente ocorrerá após consulta dermatológica, devido às particularidades de cada paciente.
A epilação a LASER tem se tornado muito popular nos últimos anos. Ela consiste na epilação temporária de pêlos indesejáveis através de sua destruição foto-térmica. É importante esclarecer que a epilação definitiva é raramente conseguida, na maioria das vezes obtêm-se uma epilação prolongada. Este resultado é individual e depende de condições do pêlo e hormonais que devem ser discutidas com seu dermatologista.
Uma vez que consiste na destruição do pêlo, todo tratamento implica riscos, entre eles manchas, queimaduras e cicatrizes. Quanto mais clara a pele do paciente, menores estes riscos, portanto, peles mais morenas e, principalmente, bronzeadas aumentam o risco de complicações.
Para uma epilação com maior eficiência, o pêlo deve estar na fase de crescimento e, preferencialmente, estar pigmentado para maior absorção da luz. Pêlos com crescimento muito recente respondem incompletamente ao tratamento.
Com estes conceitos em mente, os cuidados pós epilação podem ser entendidos da seguinte forma: