Como escolher a Vitamina C para a sua pele
A vitamina C está presente na pele em altas concentrações ao longo da vida, mas reduz com a idade e a exposição solar. No post de hoje a @dra.fabianedermato tira suas dúvidas a respeito da vitamina C que você usa.
Os cremes com Vitamina C podem repor este produto através da aplicação direta na pele. Entretanto, a sua absorção é variável de acordo com a formulação utilizada.
A vitamina C favorece a formação de colágeno, como um dos antioxidantes mais poderosos. Ela reduz a formação de manchas e quando usada durante o dia, potencializa o efeito do filtro solar.
Mas você sabe como escolher a melhor opção?
Composições de ácido L- ascórbico e com pH abaixo de 4 favorecem a penetração na pele, mas são difíceis de estabilizar em embalagens comuns.
Alguns derivados podem ser usados ou associados com produtos ácidos, como o ferúlico, para aumentar a estabilidade e a penetração do antioxidante
A concentração ótima da vitamina C depende de sua formulação. Em geral os produtos comerciais possuem ácido L-ascórbico em concentrações entre 10% e 20%. A partir de 8% é possível obter ação na pele. Acima de 20% não melhora penetração e aumenta irritação. Produtos nanoencapsulados toleram pH mais alto e possuem menor risco de irritação.
Na hora de escolher, considere também o seu tipo de pele. Os veículos em serum, gel ou gel creme são mais indicados para peles oleosas. Já a pele seca, se adapta bem com as texturas em creme, mais hidratantes.
Ficou com mais alguma dúvida? Deixe aqui a sua mensagem!
–⠀
Clínica Cepelle Dermatologia em Curitiba⠀
Excelência em cuidar de você!⠀
(41) 3016-0344 (41) 9137-6404 WhatsApp